Pressuposto
Classe gramatical: substantivo masculino e adjetivo
Significado:
Pressuposto refere-se a algo que se acredita ou presume saber de antemão; é uma suposição que serve como base para uma argumentação ou ação. Por exemplo, ao partir do pressuposto de que uma pessoa possui recursos financeiros, pode-se fazer certas decisões baseadas nessa crença, que pode não ser verdadeira. Também pode indicar um objetivo ou uma meta a ser alcançada, além de um plano desenvolvido para essa finalidade. No contexto jurídico, um pressuposto pode ser um fato que serve como fundamento essencial para outro, denominado "pressuposto processual". No uso adjetivo, pressuposto se refere a algo que se supõe antecipadamente.
Etimologia: A palavra "pressuposto" é formada pela união do prefixo "pre-" e do adjetivo "suposto", originando-se do latim "suppositus-", que é o particípio de "suponere", significando colocar sob.
Sinônimos: O termo tem vários sinônimos como conjectura, hipótese, pressuposição, presunção, suposição, desculpa, pretexto, objetivo, projeto, premissa e postulado.
Definição:
- Forma do verbo: particípio do verbo pressupor
- Separação silábica: pres-su-pos-to
- Plural: pressupostos
- Feminino: pressuposta
Exemplos de uso:
- “Partindo do pressuposto que a pesquisa ajuda a compreender melhor os casos de infarto, os cientistas acreditam que suas conclusões podem melhorar tratamentos de doenças cardiovasculares.”
- “Eles partem do pressuposto de que a compatibilidade entre cônjuges é determinada pela quantidade de tempo que passaram juntos.”
- “A ciência opera com o pressuposto de um mundo de estruturas imutáveis para prever regularidades empíricas.”
Características:
- Comprimento: 11 letras
- Vogais: e, o, u
- Consoantes: p, r, s, t
- Inversão: "otsopusserp"
Rimas com pressuposto:
- imposto
- suposto
- agosto
- oposto
- composto
- posto
- gosto
- aposto
- recomposto
- desgosto
- rosto
- mosto
- exposto
- disposto
- transposto
- retrogosto
- reposto
- posposto
- proposto
- malposto
- sobposto
- interposto
- indisposto
- acosto
Revisão: Débora Ribeiro, lexicógrafa e professora de português, examinadora internacional de português como segunda língua. Master em Português Segunda Língua, pela Universidade do Porto, Portugal.