Moderno
Classe gramatical: adjetivo e substantivo masculino
Significado:
- Refere-se ao que pertence ao tempo presente ou a uma época relativamente recente; é sinônimo de hodierno, atual e contemporâneo.
- Pode indicar algo que é novo, recente ou oposto ao que é velho. Por exemplo, ao afirmar "comprei um carro moderno", indica a nova aquisição.
- Também pode ser usado para descrever algo que está à frente de seu tempo, como na expressão "minha avó é super moderna".
- No contexto histórico, "moderno" designa o período posterior ao fim da Idade Média até a Revolução Francesa (1789) e se refere a algo que apareceu após a antiguidade greco-romana.
Etimologia: A palavra "moderno" deriva do latim modernus, -a, -um.
Sinônimos: hodierno, novo, recente, atual, contemporâneo, sofisticado, modernista.
Antônimos: velho, conservador, antigo, antiquado.
Flexões:
- Singular: moderno
- Plural: modernos
- Feminino: moderna
Separação silábica: mo-der-no
Frases exemplos:
- "Cansei-me de ser moderno. Quero ser eterno." – Pablo Picasso
- "A solidão é o preço que temos de pagar por termos nascido neste período moderno, tão cheio de liberdade, de independência e do nosso próprio egoísmo." – Soseki Natsume
Exemplos de uso:
- "Seu Shakespeare é, conforme define o brasileiro, ‘verdadeiramente moderno, brasileiro e autêntico’." (Folha de S.Paulo, 16/10/2012)
- "As principais substâncias procuradas durante o tour serão a EPO, que aumenta a oxigenação do sangue, e seu derivado mais moderno, o Cera." (Folha de S.Paulo, 01/07/2009)
- "O título transporta o leitor ao mundo dos gourmets e, ao revelar a história dos pratos, conta um pouco das tradições e contradições do Japão moderno e antigo." (Folha de S.Paulo, 03/07/2009)
Características da palavra:
- A palavra "moderno" possui 7 letras.
- Inclui as vogais: e, o.
- Inclui as consoantes: d, m, n, r.
Escrita ao contrário: onredom.
Rimas: terno, sempiterno, externo, paterno, materno, governo, interno, inferno, eterno, falerno, caderno, fraterno, galerno, subalterno, inverno, verno, hesterno, abeterno, hodierno, externo, autogoverno, pós-moderno, cherno, desgoverno.
Anagramas: mérodon.
Autora: Revisão por Débora Ribeiro, lexicógrafa, professora de português e examinadora internacional de português como segunda língua.