intempérie

Intempérie

Significado: Substantivo feminino que se refere a mau tempo ou a condições climáticas severas, como vento forte, chuvas torrenciais, tempestades, furacões, secas e vendavais. Um exemplo de uso seria: "a colheita foi prejudicada pela chuva e por outras intempéries climáticas." Em um sentido figurado, a palavra também pode designar condições desfavoráveis, circunstâncias infelizes ou momentos difíceis: "é preciso enfrentar as intempéries da vida."

Etimologia: A palavra "intempérie" tem origem no latim "intempéries, ei", que significa tempo ruim ou desgraça.

Sinônimos: Os sinônimos de intempérie incluem borrasca, tempestade, temporal, vendaval, desgraça, tormenta, tempestuosidade, aguaceiro, chuvarada, dilúvio, furacão, tufão, nevasca, granizo e toró.

Antônimos: Os antônimos da palavra são bonança, calmaria, silêncio, sossego e tranquilidade.

Definição:

  • Classe gramatical: substantivo feminino
  • Separação silábica: in-tem-pé-ri-e
  • Plural: intempéries

Exemplos de uso:

  1. Apesar do dispositivo policial, as autoridades reiteram o chamado à população para que alerte sobre situações de risco e evite que os mendigos passem as noites à intempérie na Polônia, onde são registradas em alguns lugares temperaturas abaixo de 20 graus negativos.
  2. Alimentada por rumores persistentes e o crescente desespero dos imigrantes, mantidos há semanas à intempérie, a tensão é junto com a desinformação uma constante vital no acampamento de Idomeni.
  3. O tornado provocou estragos na ordem de 60 mil nas três explorações agrícolas afetadas pela intempérie.

Outras informações:

  • A palavra "intempérie" possui 10 letras.
  • Vogais: e, i.
  • Consoantes: m, n, p, r, t.
  • A palavra escrita ao contrário: eirépmetni.

Rimas: Rimas que podem ser formadas com "intempérie" incluem: pormenores, vouchers, atributos, dentres, Tiradentes, busílis, e outras.

Este verbete foi revisado por Débora Ribeiro, lexicógrafa e professora de português, com formação pela Universidade Federal de Ouro Preto e mestrado pela Universidade do Porto, Portugal.