inócuo

Inócuo

Significado: O termo "inócuo" é um adjetivo utilizado para descrever algo que não causa prejuízo ou danos, sendo considerado inofensivo. Exemplo de uso inclui "veneno inócuo para o homem". Também pode referir-se a situações ou ações que não produzem os efeitos esperados, como em "medidas políticas inócuas". Além disso, é empregado para indicar que algo não é prejudicial ou ofensivo em termos morais, como um "comentário inócuo". A expressão "Atividade Inócua" refere-se a atividades que não afetam o meio ambiente ou não causam alterações negativas em contextos urbanos.

Etimologia: A palavra "inócuo" tem origem no latim "innocuus, a, um", que significa algo que não causa mal ou prejuízos.

Sinônimos: Os sinônimos de "inócuo" incluem: inofensivo, inocente, ineficiente, incapaz, ineficaz, inútil, nulo, insignificante, neutro e inexpressivo.

Antônimos: Os antônimos de "inócuo" são: nocivo, danoso, maléfico, maligno, infesto, lesivo, malfazejo, mau, nefasto, nocente, pernicioso e prejudicial, tóxico.

Definição:

  • Classe gramatical: Adjetivo
  • Separação silábica: i-nó-cu-o
  • Plural: inócuos
  • Feminino: inócua

Exemplos de uso:

  1. Criado na Guerra Fria para reunir países que não se diziam parceiros dos EUA nem da então União Soviética, o MNA é tido pelo Ocidente e por analistas como um movimento ultrapassado e inócuo. (Folha de S.Paulo, 26/08/2012)
  2. "É lógico que se isso entrar em funcionamento e se verificar, na prática, que é inócuo, essa discussão tem que voltar", completa. (Folha de S.Paulo, 11/02/2011)
  3. Na prática, é um compromisso inócuo porque medidas protecionistas continuaram a ser adotadas mesmo depois de a cláusula ser adotada no G20 de 2008. (Folha de S.Paulo, 06/09/2013)

Outras informações sobre a palavra:

  • Possui 6 letras
  • Vogais: i, o, u
  • Consoantes: c, n
  • A palavra escrita ao contrário: oucóni

Revisão: Este verbete foi revisado por Débora Ribeiro, lexicógrafa e professora de português, com formação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Ouro Preto e mestrado em Português como Segunda Língua pela Universidade do Porto, Portugal.