Comorbidade
Significado:
Substantivo feminino que se refere à associação de duas ou mais doenças que ocorrem simultaneamente em um mesmo paciente. Exemplos comuns incluem condições como hipertensão e diabetes, frequentemente relacionadas à obesidade. A comorbidade denota a presença de múltiplas patologias em um indivíduo.
Etimologia:
A palavra "comorbidade" é formada pela junção do prefixo "co-", que significa "com" ou "união", e "morbidade", que se refere à morbidez ou ao conjunto das causas de uma doença.
Sinônimos:
Comorbidade é sinônimo de comorbilidade.
Definição:
- Classe gramatical: substantivo feminino
- Separação silábica: co-mor-bi-da-de
- Plural: comorbidades
Exemplos de uso:
- A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) definiu, junto com os gestores municipais, como será feita a vacinação da população pernambucana portadora de alguma comorbidade de alto risco nos casos de infecção pelo coronavírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19.
- Em nota, a prefeitura informou que a paciente "não viajou para o exterior e que não apresentava outras doenças (sem comorbidade)".
- Caso o paciente esteja registrado no Sistema Único de Saúde (SUS), haverá cruzamento de dados para confirmação da comorbidade indicada.
Informações adicionais:
- A palavra "comorbidade" possui 11 letras, contendo as vogais: a, e, i, o e as consoantes: b, c, d, m, r.
- Escrita ao contrário, forma a palavra: "edadibromoc".
Rimas:
Algumas palavras que rimam com comorbidade incluem: qualidade, prioridade, profundidade, lealdade, amizade, oportunidade, e serenidade.
Autora:
Revisão por Débora Ribeiro, lexicógrafa e professora de português, com formação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Ouro Preto e mestrado em Português como Segunda Língua pela Universidade do Porto.