Fidalgo
Significado de Fidalgo
-
Substantivo masculino: Designa um indivíduo que possui um título de nobreza; refere-se a um nobre ou aristocrata. De modo popular, é utilizado para descrever uma pessoa bem vestida e de modos refinados. Também pode se referir a alguém que vive de rendimentos obtidos às custas de outrem. Em um contexto mais amplo, pode descrever algo ou alguém que é nobre ou generoso, como em "era um fidalgo pela caridade do gesto".
-
Adjetivo: Relativo à fidalguia ou à condição de fidalgo. No uso popular, descreve algo que possui requinte ou é requintado, como nos modos(fidalgos).
- Ictiologia: Na zoologia, fidalgo é um termo que designa um tubarão da família dos carcarrinídeos, que pode atingir cerca de 4 metros de comprimento. Também refere-se a um peixe da família dos ageneiosídeos, cujo corpo é longo e cheio de placas ósseas, conhecido como mandubi ou manduvá.
Etimologia: A palavra "fidalgo" tem origem aglutinada de "filho de algo".
Sinônimos de Fidalgo
Aristocrata, cavalheiresco, nobre, requintado.
Definição de Fidalgo
- Classe gramatical: Adjetivo e substantivo masculino.
- Separação silábica: fi-dal-go.
- Plural: fidalgos.
- Feminino: fidalga.
Frase com a palavra fidalgo
"Um lavrador de pé é maior que um fidalgo de joelhos." – Benjamim Franklin.
Exemplos com a palavra fidalgo
- Para sua surpresa, o fidalgo parecia daquela vez mais simpático do que sempre sugerira a sua grave figura. (Folha de S.Paulo, 30/06/2011)
- A menina do nariz arrebitado, a espevitada boneca de pano, o sabugo fidalgo e o garoto aventureiro são referência para diversas gerações de pequenos leitores. (Folha de S.Paulo, 18/04/2014)
Outras informações sobre a palavra
- Possui 7 letras.
- Vogais: a, i, o.
- Consoantes: d, f, g, l.
- A palavra escrita ao contrário: ogladif.
Rimas com fidalgo
- algo
- valgo
- galgo
- esgalgo
- salgo
- enxaugo
- cavaleiro-fidalgo
- mandi-fidalgo
- feijões-fidalgo
- mandis-fidalgo
- dalgo
- feijão-fidalgo
- malgo
- genuvalgo
- nalgo
- adalgo
- moço-fidalgo
Revisão e Autoria
Revisada por Débora Ribeiro, lexicógrafa e professora de português. Formada pela Universidade Federal de Ouro Preto e mestre em Português como Segunda Língua pela Universidade do Porto, Portugal.